Em um feito que enche de orgulho a região leste maranhense, o município de Coelho Neto conquistou um lugar de destaque na 2ª Mostra Nacional Mais Saúde com Agente, em Brasília. A experiência exitosa do "Projeto de Vacinação Volante em Comunidades Quilombolas" garantiu à cidade um pódio triplo: está entre os 200 melhores projetos do Brasil, entre os 10 do Maranhão e é o único representante da Regional de Saúde de Caxias. A indicação é um reconhecimento a trabalho realizado pela secretaria de saúde através do secretário Samuel Bastos e todos os profissionais de saúde, e o apoio do prefeito Bruno Silva.
A ação, que percorreu povoados rurais de difícil acesso, levou não apenas doses de vacinas, mas um acolhimento às populações tradicionais. Superando estradas de barro e distâncias longas, a equipe levou proteção e cuidado a quem, historicamente, muitas vezes ficou à margem dos serviços. A iniciativa exemplifica a importância de ir além dos muros das unidades de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Samuel Bastos, não esconde a satisfação com o reconhecimento. "Este projeto é fruto de um trabalho coletivo e incansável. Meus parabéns, em especial, a todos os agentes de saúde e de endemias, em especial o agente Francisco Ferreira e o agente José Flauberth, que estiveram na linha de frente, e a toda a equipe de técnicos de enfermagem. Eles são os verdadeiros heróis dessa conquista", afirmou Samuel Bastos. O secretário também agradeceu a calorosa recepção das comunidades quilombolas e o apoio do prefeito Bruno Silva.
Agora, Coelho Neto se prepara para representar o Maranhão e a Regional de Caxias no palco nacional. A apresentação em Brasília, em março, será uma oportunidade única de compartilhar com todo o país um modelo de cuidado que deu certo, construído com suor, dedicação e um profundo respeito pela gente do interior. A saúde de Coelho Neto, de fato, está no pódio, com um SUS forte e verdadeiramente para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário