segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Saiu o resultado: Ex Prefeito e Américo e seu grupo perdem no voto e na Justiça

O clima político em Coelho Neto voltou a esquentar com o resultado da eleição do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). A disputa interna, que movimentou bastidores e grupos políticos, terminou com derrota dupla para o ex-prefeito Américo de Sousa e seus aliados.

Nas urnas, a chapa “Movimento”, liderada por Antônio Milton Mourão, venceu com folga a chapa “Reconstruir”, apoiada por Américo. Insatisfeito com o resultado, o ex-prefeito — que também é advogado — resolveu recorrer à Justiça para tentar anular o pleito, alegando irregularidades no processo.

Mas o tiro saiu pela culatra.

A Justiça foi clara e direta: não houve ilegalidade nem motivo para interferir no processo interno do partido. Em decisão liminar Clique aqui e Veja a decisão, assinada pelo juiz Manoel Felismino Gomes Neto, da 1ª Vara de Coelho Neto, o pedido de Américo foi indeferido, reafirmando que as questões apresentadas são de natureza interna do partido e devem ser resolvidas dentro do próprio PT, conforme garante a Constituição Federal.

Na prática, isso significa que o resultado da eleição está mantido e o grupo vencedor segue legitimamente à frente do diretório municipal. A derrota judicial consolida mais um revés político e jurídico para Américo, que tentou reverter nas cortes o que não conseguiu conquistar nas urnas.

O povo comenta: “Américo, o advogado que não ganha uma!” — expressão que vem se tornando cada vez mais comum nos corredores da política coelhonetense.

O fato é que o tempo mostrou que o eleitorado e a Justiça andam em sintonia quando o assunto é coerência e respeito às regras. E, dessa vez, nem o voto nem o Judiciário estiveram do lado de Américo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário